QUAIS AS VANTAGENS DE ABRIR UMA MICROFRANQUIA

QUAIS AS VANTAGENS DE ABRIR UMA MICROFRANQUIA


Você tem o sonho ou está planejando ser dono do seu próprio negócio? Vale a pena explorar a ideia de uma microfranquia, pois é uma opção com riscos minimizados e amplos benefícios!

Quando for iniciar o planejamento para abrir seu próprio negócio, há duas opções a se escolher:

1ª - Abrir sua empresa do absoluto zero, sozinho e sem experiência de mercado 

2ª - Abrir uma Franquia, com um modelo de negócio já testado e validado com todos os processos estruturados, que serão compartilhados pela franqueadora com o franqueado.

 

Escolher o formato e o modelo de negócio para investir não é uma tarefa fácil, pois existem inúmeras possibilidades para se escolher.

Segundo dados do Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas no Brasil nos cinco primeiros anos chega a mais de 60%, e as principais causas apontadas são a falta de planejamento e capital de giro. Dentre os maiores desafios encontrados pelos empreendedores estão a falta de clientes, concorrência e falta de conhecimento, dentre outros. O apontamento também diz que os fatores que teriam sido uteis para o sucesso dessas empresas que fecharam seriam, mais clientes, mais planejamento estratégico e financeiro e capital de giro.

Por outro lado, o formato onde o empreendedor opta em abrir o seu próprio negócio através do modelo de franquias, é tido como mais seguro, pois nesse formato o empreendedor minimiza os riscos, empreendendo em uma empresa que tem um formato de negócio já testado e validado, e que já está em funcionamento no mercado. O franqueador repassa todo o know how ao franqueado, toda a estratégia de negócio e os processos de operação da franquia, minimizando assim os riscos de o negócio quebrar, a taxa de mortalidade no sistema de franquias é de apenas 5%, tornando o investimento 90x mais seguro comparado ao formato independente, que tem uma taxa de mortalidade acima de 60%.

“Empreender em uma franquia é 90x mais seguro comparado ao abrir uma empresa de forma independente”

Ao escolher a opção de empreender em uma franquia,  é importante observar alguns aspectos, dentre eles destacamos o perfil, a capacidade de investimento e a disponibilidade de gerenciamento, ou seja, é extremamente necessário se identificar com o segmento e ter disponibilidade de tempo para estar a frente das atividades que serão exercidas no dia a dia da operação da franquia e por último é indispensável como qualquer outro modelo de negócio ter capacidade financeira para custear o empreendimento até que ele encontre o ponto de equilíbrio financeiro.

 

Franquias de baixo investimento.

Existe uma narrativa que abrir uma franquia é caro, porem isso fica no passado. Nesses últimos anos surgiram uma nova modalidade de franquia. As franquias de baixo investimento, que são chamadas de micro franquias, que requer um investimento menor comparando a outros formatos de franquias. E não é porque são chamadas de micro, que o lucro é “micro”, ao contrário, muita das vezes o lucro gerado por uma microfranquia é bem maior se comparado a grandes franquias do mercado, pois elas funcionam com uma estrutura mínima, baixando drasticamente os custos operacionais, elevando assim suas margens de lucro.

Sendo regularmente denominadas como franquias baratas, abrir uma microfranquia é a opção ideal para quem está fora do mercado de trabalho e busca uma relocação rápida, e também é muito indicada para empreendedores que tem pouco capital disponível para investimentos.

Geralmente o investimento necessário para abrir uma microfranquia é baixo e tem rápido retorno, veja abaixo algumas opções que separamos para você.

 

Sugestões de micro franquias

Ao navegar pelo universo das micro franquias você irá encontrar diversas opções, em diferentes segmentos, então antes de obter uma microfranquia, é de suma importância que você realize uma pesquisa bem detalhada, avaliando não somente o setor, mas também a força que a empresa tem no mercado e se você tem afinidade de atuar na área destinada.

Separamos algumas informações sobre a Mídia Postal, uma microfranquia com promessa de rápido retorno e alta lucratividade, sem que você precise se comprometer financeiramente para iniciar as suas atividades como franqueado.

Agora cabe a você analisar as informações e sua identidade com o modelo de negócio.

 

Mídia Postal

A empresa modernizou o imã de geladeira, e trouxe uma nova proposta de marketing cooperado, transformando o imã em um guia com os telefones úteis mais uteis do bairro, cidade ou região.

Funciona da seguinte forma, as 8 empresas que anunciam têm exclusividade em seu segmento e participam de uma tiragem de dois mil imãs, que são divididos em partes iguais entre as empresas cooperadas. A dona de casa recebe o imã através do proprietário do estabelecimento e o coloca na geladeira de sua casa, que é o local mais estratégico dentro da residência, pois é onde ocorre todas as suas necessidades de uso doméstico, se tornando assim um lembrete dos telefones úteis, para atender as suas necessidades no momento em que a dona de casa precisar.

 

Benefícios aos franqueados

E por estar isento da taxa de franquia, a economia para o franqueado chega a R$ 90 mil, ou seja, não há riscos no investimento e o retorno é imediato. O franqueado já começa a franquia ganhando.

O único valor de investimento inicial é o capital de giro, que é completamente destinado a aquisição das primeiras tiragens, para que o franqueado possa vender os anúncios e já ter o seu lucro logo no início de suas atividades na franquia. Essa estratégia permite ao franqueado recuperar o investimento em até 45 dias e ter 143% de lucro sobre o investimento inicial.

A média de faturamento líquido do franqueado oscila entre R$ 5 mil a R$ 17 mil ao mês, dependendo do tempo que ele dedica ao negócio, e o tempo mínimo para operar a franquia é de 5 horas diárias.

A Mídia Postal oferece todo o treinamento e suporte ao franqueado, para que o mesmo esteja apto a executar as atividades de um franqueado e aplicar a metodologia de vendas desenvolvida para a comercialização dos produtos.

Nesse formato de microfranquia oferecido pela Mídia Postal, o franqueado não precisa fazer investimento em um ponto físico, como o foco é comercial, é o franqueado que vai até a empresa do cliente, essa facilidade proporciona ao franqueado trabalhar no modelo Home Office, a partir de casa. O modelo de negócio é bem enxuto, onde o franqueado não precisa fazer contratações, a franquia funciona apenas com o seu desempenho, e a criação dos layouts dos anúncios são oferecidos pela franqueadora.

Para se tornar um franqueado o candidato deverá ter um CNPJ, ou MEI ( Micro Empreendedor Individual), e o processo para realizar a abertura da empresa é bem rápido, é feito pela internet, em menos de 30 minutos, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).

Já na condição de franqueado, após a assinatura do contrato de franquia, o franqueado passa por um treinamento on-line, com mais de 60 horas de conteúdo em vídeo com toda o método da franquia. E após a conclusão do EAD (https://ead.midiapostal.com.br/) poderá o franqueado iniciar as suas atividades sob supervisão da equipe de suporte.

Taxa de franquia: Não cobra

Capital de Giro: Cidades ou regiões: 100 mil habitantes R$3.600,00 | 200 mil habitantes R$4.800,00 | 300 mil habitantes R$ 6.000,00

Royalties: Condicionado a uma produção mínima mensal.

Faturamento médio: R$ 10 mil

Prazo de retorno: 15 a 45 dias

Investimento total:  Cidades ou regiões: 100 mil habitantes R$3.600,00 | 200 mil habitantes R$4.800,00 | 300 mil habitantes R$ 6.000,00