A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO E FLUXO DE CAIXA EM UMA FRANQUIA

A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO E FLUXO DE CAIXA EM UMA FRANQUIA


Um dos investimentos mais importantes ao abrir uma franquia, e mesmo assim, muitas vezes, subestimado, é o investimento em capital de giro.

Contudo, o que muitas pessoas que querem abrir seu próprio negócio desconhecem, é que o capital de giro tem grande participação na situação do fluxo de caixa e no funcionamento sustentável da empresa.

O capital de giro é o montante de recursos necessário para que a franquia possa desempenhar suas atividades do dia-a-dia, ou seja, girar. A quantidade exigida para o capital de giro dependerá de diversos fatores, como o giro da franquia, o setor em que ela atua a sazonalidade do negócio, etc.

Em suma, o capital de giro é a parcela de recursos que financiam as atividades de curto prazo da unidade de franquia.

Não é incomum as micro franquias estimarem os investimentos e até mesmo ocultar esse investimento que será necessário para adquirir novos insumos, a medida que sua franquia começar a operar.

Diversas são as causas dos problemas relacionados ao capital de giro, muitas das vezes se investe em uma franquia todo o dinheiro na aquisição de uma unidade e depois não se dispor de uma reserva pra fazer o seu negócio girar, sentenciando aquela franquia ao fracasso antes mesmo dela iniciar.

Elaboramos alguns esclarecimentos que podem ajudar você a compreender o que é o capital de giro e como ele poderá influenciar no sucesso de uma unidade de franquia. Confira!

Por que controlar esse recurso?

Se a franquia  mantiver um bom controle das suas finanças e souber exatamente quanto tem de capital de giro, ela poderá:

* Conhecer o melhor momento para comprar e os prazos que poderá assumir — evitando que exista desencaixe nos pagamentos e recebimentos;

* Pagar as contas de curto prazo a manter o caixa positivo;

* Manter as contas do ativo e as contas do passivo em equilíbrio adequado;

* Suprir as necessidades de realização das atividades operacionais;

* Permitir a criação de riqueza na empresa em longo prazo.

 

Quais os riscos de um mau controle do capital de giro?

 

Quando se trabalha com um baixo ou nenhum capital de giro, os riscos operacionais aumentam, deixando a franquia suscetível a um caixa negativo, o que compromete o bom funcionamento das atividades.

Em muitos casos, várias micro franquias fecham suas portas, pois ela perde o poder de compra juntamente a franqueadora paralisando o giro daquela unidade. (Lembrando que a os produtos e serviços que a franqueadora homologa ao franqueado é a única fonte de receita de uma franquia).

Outro fator determinante para o fracasso de uma franquia é a politica de expansão de algumas redes, que muita das vezes na ânsia de venderem novas unidades e baterem a meta de novas unidades mensais, ocultam do potencial franqueado o valor desse investimento, para que o valor total a se investir não seja tão alto, conseguindo vender uma unidade para quem se dispõe apenas de uma fatia do investimento (Taxa de Franquia).

Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da franquia, podemos concluir que:

Quando se abre uma franquia, se adquiri apenas uma estrutura, e essa estrutura precisa funcionar, girar, pois esse é o principal objetivo de se abrir o próprio negócio, gerar receita, dar lucro.
Para  gerar receita o franqueado precisa revender os produtos e serviços homologados pela franqueadora aos seus clientes, e ele compra tudo antecipado da franqueadora e vende à prazo para seus clientes e precisa de recursos para financiar seus clientes, isso se chama capital de giro.

 

Como conseguir capital de giro?

 

Empréstimo bancário: numa administração ineficiente do capital de giro e um inadequado planejamento financeiro, empreendedores acabam recorrendo a bancos e contraindo empréstimos e financiamentos para cobrir as dívidas do negócio. Contudo, ao lançar mão desta estratégia, os empreendimentos ficam vulneráveis aos bancos e tendem a negociar em uma posição totalmente desfavorável, ou seja, são obrigados a concordar com termos e contratos adversos e que colocarão a empresa numa situação ainda mais negativa.

Capital de terceiros:  Nessa opção o capital é  o dinheiro que entra na empresa por meio de recursos de entidades externas, é onde os clientes da franquia pagam de forma antecipada e automaticamente financiam o giro da franquia. Essa alternativa é um pouco engessada, pois o franqueado vende apenas para os clientes que se dispõem a pagar 50% de forma antecipada no ato da compra, ou seja, se vende apenas para uma fatia do mercado, nesse modelo é o cliente que banca a estrutura do negócio, e o risco é a franquia ficar refém das variáveis não controladas por ela.


Capital Premiado: A visão de negócios de uma franqueadora, demanda muito sobre o sucesso das unidades de sua rede. Quando o Franqueador escolhe expandir sua marca, automaticamente ele precisa de pessoas que nas quais se identifiquem com o seu modelo de negócio, e busca o perfil adequado para fomentar a sua rede, essa relação somente será saudável se a franqueadora tiver em seu corpo de franqueados, pessoas altamente compromissadas e unidades de franquias financeiramente saudáveis. Nada mais justo que a franqueadora fortalecer aquelas pessoas que queiram integrar a sua rede, pois o seu sucesso dela depende do sucesso de seus franqueados.

A rede de micro franquias Mídia Postal tem como visão, crescer de forma sólida e sustentável, sabendo que o sucesso de sua rede depende do sucesso de seus franqueados. Então lançamos a Promoção Capital Premiado, onde buscamos fortalecer aqueles que querem empreender e abrir o seu próprio negócio, através de nossa rede de franquias, concedendo a eles o CAPITAL DE GIRO para iniciarem suas unidades de forma saudável e sustentável. O valor investido na taxa de franquia retorna para o franqueado, dando a ele poder de compra logo no início de sua operação em nossa rede de franquia. Onde ele investe, ele ganha e transforma o valor investido em lucro para o seu negócio, recuperando o valor de seu investimento em menos de 30 dias operacionais e com uma margem de lucro de 125%, sobre o seu investimento, fazendo que o mesmo encontre o seu ponto de equilíbrio financeiro.

Se você sonha em ter o seu próprio negócio informe-se, na Mídia Postal você encontra  segurança e estrutura que precisa para realizar os seus sonhos. Entre em nosso site e faça um cadastro e receba mais informações sobre a nossa rede de franquias.